sábado, 12 de março de 2011

Pele negra pede cuidados de beleza específicos

Apesar da resistência ao sol e aos efeitos do envelhecimento, é necessário um cuidado maior na prevenção de manchas

A pele negra apresenta muitas particularidades favoráveis, como menor incidência de rugas e maior resistência ao sol. “Há uma quantidade maior de melanina, que confere um fator de proteção solar natural”, afirma a dermatologista especialista em peles negras Katleen Conceição, que atende no Rio de Janeiro aos atores Isabel Fillardis, Priscila Marinho, Lázaro Ramos, entre outros.

A atriz Isabel Fillardis recebe os cuidados da dermatologista Katleen

Também há mais colágeno na pele negra, que resulta em elasticidade do tecido. “A mulher negra apresenta menos rugas que a mulher branca. A partir dos 25 anos é indicado o uso de cremes anti-idade, enquanto uma mulher branca já começa o tratamento aos 20”, explica a cirurgiã plástica Cristina Pires Camargo.

Mas apesar da resistência natural ao sol e aos efeitos do envelhecimento, a pele negra é mais suscetível a manchas. “A pele negra tem facilidade para criar pigmentos, ou seja, manchas. Essa tendência é causada pela alta concentração de melanina”, explica a dermatologista.

A melanina tende a escurecer regiões da pele que venham a sofrer qualquer agressão – como atritos de depilação, por exemplo. Para evitar a criação ou evolução de manchas na pele, é recomendado o uso de proteção solar fator 15 na cidade e 30 na praia, no mínimo. Katleen ainda dá a dica de usar uma base com filtro de proteção no dia a dia.

Espinhas, queimaduras ou procedimentos estéticos também podem estimular o aparecimento de manchas. “É necessário ter um cuidado maior por causa do risco de pigmentação nos procedimentos, mas não se deve deixar de fazer por conta disso. O laser, por exemplo, deve ser menos agressivo, com menor potência”, afirma Katleen.

A pele negra também possui um número maior de glândulas sebáceas, responsáveis pelo surgimento de espinhas e cravos, por isso, os cuidados com a limpeza da pele devem ser intensificados. Cristina indica o uso de produtos oil-free e limpeza de pele periódica.

A atriz Priscila Marinho durante consulta de procedimento estético. É necessário ter cuidado na escolha, mas não evitá-los




Nenhum comentário: