quarta-feira, 9 de março de 2011

Brasil é destaque na perfumaria mundial


Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o mercado de fragrâncias no Brasil movimentou US$ 5,30 bilhões no ano de 2008, atingindo a segunda colocação no ranking mundial, com participação de 13,6% - conforme dados do Euromonitor, que calcula os valores com base nos preços ao consumidor. Com esses números, o país só perde para os Estados Unidos, que soma 14,3% do mercado mundial e US$ 5,57 bilhões em faturamento.

Esses resultados traduzem os grandes investimentos que as empresas brasileiras vêm fazendo na indústria da perfumaria, não deixando nada a desejar em comparação às empresas internacionais. Tudo isso contribui para que o Brasil esteja na vanguarda da perfumaria mundial e em terceiro lugar na venda de cosméticos e de produtos de higiene pessoal no mundo. Uma das especialidades brasileiras tem sido a descoberta de ativos inéditos na perfumaria mundial. Outro destaque do Brasil está no pioneirismo quanto à perfumaria social, por meio do uso de ativos que são fornecidos por comunidades de várias localidades do país.

Perfumaria Fina - A Natura conta com 12 óleos e aromáticos e investe no desenvolvimento de novos para trazer a diversidade da natureza às suas fragrâncias. Com estes óleos essenciais exclusivos é que tornamos nossas fragrâncias mais ricas e inéditas olfativamente. Com conhecimento especializado, tecnologia e maestria, estes óleos essenciais são transformados em fragrâncias exclusivas da Natura pela perfumista da marca, Verônica Kato – única perfumista in house do Brasil. Com esta profissional exclusiva, a Natura resgata a alquimia, a arte de criar perfumes, que reúne conhecimento técnico específico, sensibilidade e inspiração, construindo uma assinatura olfativa única aos perfumes da marca.

Uma das novidades na linha de perfumaria masculina: o Eau de Parfum Natura Essencial Exclusivo. “O Eau de Parfum Natura Essencial Exclusivo é uma fragrância envolvente e ousada, que traduz mistério através do seu corpo floral. O fundo marcante é composto por uma rica mistura de madeiras com musk. Essa combinação se traduz em um perfume marcante, encantador e vibrante, que reflete o gosto dos homens modernos”, explica a perfumista da Natura, Verônica Kato.

A novidade faz parte da linha premium da Natura e possui matérias-primas especiais e óleos essenciais exclusivos. Por ser um Eau de Parfum, com 18% de concentração de fragrância, apresenta excelente duração na pele.
 
Classificações da perfumaria

A perfumaria classifica os perfumes de acordo com o percentual de óleo essencial utilizado em sua composição. Os nomes são dados obedecendo o nível de concentração da essência e o poder de fixação à pele, o que determina também o tempo de proteção:

* Perfume: a fragrância conhecida pelo termo original francês (parfum) é caracterizada pela alta concentração de essências - entre 18% e 35% do volume total. Seu poder de fixação na pele é grande, podendo durar de 8 a 24 horas, conforme a qualidade da fragrância e o caminho olfativo.

* Eau de Parfum: Sub-produto do perfume propriamente dito, é diluído em maior quantidade de água (daí o “eau”, água em francês), apresentando índices de concentração que variam de 12% a 18%, o que pode representar até 10 horas de perfumação.

* Eau de Toilette: caracterizado por uma fragrância mais discreta, apresenta índices de concentração entre 8% e 10% e tempo de fixação de até 8 horas.

* Eau de Cologne ou Desodorante Colônia: possui baixa concentração de essências, 5% no máximo. No Brasil, criou-se uma terminologia própria para essas fragrâncias: deo colônia ou desodorante colônia. Além de perfumar, elas têm função desodorante por possuir elementos que ajudam a combater os efeitos do excesso de suor, garantindo maior sensação de frescor. São adequadas ao uso diário e sob medida para o nosso clima tropical.



Nenhum comentário: