quinta-feira, 10 de março de 2011

Escolha a sua tendência de beleza

Cabelo, maquiagem, esmaltes e um pouco de conceito sobre o nascimento das modinhas que viram febre


A cada mudança de temporada somos bombardeadas por novas modinhas. E talvez pelo excesso de informação, nem nos lembramos mais como aquele jeans boyfriend foi parar no guarda-roupa. Tem também o batom preto da estação passada, que permanece intacto no fundo da gaveta.

São chamadas de “tendências” as novidades irresistíveis de moda e beleza que se instalam repentinamente nos anúncios, nas vitrines e nos nossos desejos. "O ciclo de uma tendência começa muito antes da confecção de uma roupa ou produção de uma maquiagem, e pode iniciar-se até três anos antes de determinado produto chegar ao consumidor final", explica Helena Montanarini, consultora de moda e estilo.

Com as temporadas primavera/verão e outono/inverno não poderia ser diferente. Do cabelo molhado ao batom azul, tudo inspira novidade ou releitura. Escolha a tendência de beleza que tem a sua cara e divirta-se com ela – e não tenha medo de torcer o nariz para algumas. Pior que estar desatualizada, é ser vítima da moda.

Trança ou arquinho? Os dois! O penteado fashion feito com trança pode ser natural ou feio com acessórios. L.A.M.B para a Mercedes-Benz Fashion WeekO bacana é parecer levemente desleixado, como o visual da atriz Kristen Stewart, estrela de "Crepúsculo"
Tire a sombra colorida do armário e arrisque-se! O azul, principalmente em tons escuros, combina com alaranjados. L.A.M.B para a Mercedes-Benz Fashion Week
O look bem-humorado mostra a modelo com batom verde. Bacana nas passarelas, mas não deve pegar na vida real. Alexandre Herchcovitch para o Mercedes-Benz Fashion WeekPara as mais românticas, a boa pedida são as candy colors.
Diferente do último verão, os esmaltes não aparecem “ligados”. Em tons pastel, os vidrinhos ganham cores românticas e delicadas. Coleção Big Universo
Duas tendências apresentadas nas passarelas: cabelos monocromáticos e no comprimento limite; mais que isso, não. Andrew Gin para o Paris Fashion WeekDois loiros atuais: A atriz Clémence Poésy usa o sofisticado loiro manteiga. Sarah Jessica Parker vai de Two Tone Hair, a nova californiana subiu para o comprimento
Brigitte Bardot é tendência, com destaque para sua sensualidade quase inocente. A modelo usa três ideias de penteado


Como nasce uma tendência?

O estilista e professor do IED Mario Queiroz revela qual é a etapa mais importante para se definir uma tendência: "A análise de comportamento da sociedade é feita para entender o que será desejado nos próximos meses. Depois disso, é eleito um tema para, daí sim, iniciar uma coleção". E essa pesquisa inclui desde fatores políticos e econômicos, até a busca pelos desejos que as pessoas têm. Mas, com tantas opiniões diferentes pelo mundo, não é difícil definir uma tendência? "Mesmo existindo uma pluralidade de opções, ao analisarmos a fundo, a maioria delas aponta para um mesmo caminho", conclui Helena

O setor de beauté entra quase na fase final de todo esse processo. O maquiador Saulo Fonseca diz que "a maquiagem apenas acompanha o estilo, ela chega na metade do caminho da criação de uma coleção". Segundo ele, não há um maquiador conceituado que será copiado por todos os outros. Mas aquele que assina o desfile de uma coleção famosa fatalmente estará na mira das tendências.

A moda e as tendências de beleza também quebram barreiras de distância. Isso porque, hoje em dia, não há mais regras: "o que está sendo oferecido em Paris ou Sidney se torna uma alternativa de consumo para pessoas do mundo inteiro por causa da mídia de massa e do uso da internet", explica a consultora de moda.

Saulo acredita que as celebridades têm papel fundamental na difusão de uma tendência. São elas que fazem uma roupa, maquiagem ou corte de cabelo parecerem mais 'usáveis'. “Elas traduzem uma imagem passada nos desfiles", afirma.

Assim, maquiagem, estilo e moda caminham juntos. E, ao contrário do que se possa parecer, não somos escravos das tendências.
“É a tendência que segue o desejo das pessoas",
finaliza Mário.








Nenhum comentário: