segunda-feira, 7 de março de 2011

Guia para a sobrancelha perfeita

Como tirar os pelos em excesso, manter o desenho, acertar erros e tratar a região

As mulheres querem se livrar dos pelos em diversas partes do corpo, mas no caso da sobrancelha o cuidado é diferente: o objetivo é manter um desenho bem feito e em harmonia com o rosto. Selecionamos algumas dicas valiosas para tirar os pelos sem erros, consertar ou disfarçar falhas e imperfeições.

O passo a passo básico

O maquiador Kaká Moraes, do salão MG Hair, em São Paulo, explica como tirar os pelos em excesso e definir o desenho da sobrancelha:

O antes e depois mostra a melhora no aspecto da sobrancelha
A sobrancelha deve começar na mesma linha do canto do nariz – se ela avança, o visual fica pesado. Para delimitar a área, Kaká sugere usar um pincel ou lápis
Os pelos devem acompanhar a linha reta do canto do nariz até o canto externo do olho
O desenho fica mais fino a partir do meio do olho até o lado de fora
É preciso seguir o formato natural de crescimento dos pelos
Se necessário retire alguns fios que crescem em cima da sobrancelha
“É bom só tirar o que está fora desse desenho, um pelo faz diferença para o bem ou para o mal”, avisa Kaká
O visual fica mais leve depois de limpar a sobrancelha. E o olhar, mais marcante


* Manutenção

“Nunca tire a primeira vez sozinha”, alerta Kaká Moraes. As pequenas manutenções até podem ser feitas em casa – como a retirada dos pelos muito fora do desenho -, mas uma visita mensal a um profissional é recomendada para limpar a área sem alterar o formato. “Quem acerta sempre em casa pode afinar demais”, diz o maquiador do MG Hair. “É preciso cuidado, a sobrancelha é importante e define o olhar”, completa.


* Ficou torta: o que fazer?

Uma sobrancelha mais fina que a outra ou comprimentos diferentes estão entre os problemas mais comuns. Nesses casos, “o pior é querer arrumar”, diz Kaká. Segundo ele, se a sobrancelha está com alguma imperfeição, o melhor a fazer é esquecê-la por algum tempo e “deixá-la de molho” até os pelos crescerem novamente. Mas o maquiador também lembra que as duas sobrancelhas nunca ficam idênticas.


* Para disfarçar falhas

A ausência de pelos pode ser contornada com maquiagem. Usando um pincel chanfrado e úmido passe sombra cinza ou marrom – de acordo com a cor do pelo – por cima da sobrancelha. E para deixar os fios mais arrepiados no lugar é indicado o uso de máscara para cílios transparente.


* Como recuperar os pelos

Por erros na depilação, fatores hereditários ou hormonais algumas pessoas perdem parte dos pelos da sobrancelha. Mas já existem tratamentos que revertem o problema.

Se os fios estão mais finos e escassos é possível tratar a área com laser de baixa intensidade, que estimula o crescimento. Alguns produtos para uso tópico também funcionam, mas devem ser prescritos por um dermatologista. Mas se a região não apresentar mais pelos, a solução é o implante de fios.


* Tonalização

Nada de tentar combinar a cor da sobrancelha com os cabelos! Com a tintura, os fios podem ficar avermelhados e pouco naturais. O processo só é recomendado caso os pelos sejam muito claros ou falhados. O produto utilizado é específico para a região próxima ao olho e aplicado por profissionais.


*Melhores técnicas para depilar

A melhor opção, segundo a dermatologista Valéria Campos, é a pinça. Ela diz que as depilações mais traumáticas e de impacto podem afetar o crescimento dos fios.

No caso da cera, além de ser difícil selecionar quais pelos saem e quais ficam, a pele do rosto sofre mais agressão. A técnica pode causar flacidez na área depilada ao longo do tempo, segundo Kaká.

Já o laser só é indicado para tirar pelos da área entre as sobrancelhas, acima do nariz. É difícil fazer o desenho com precisão com estas máquinas. A proximidade dos olhos também é um fator de risco a ser observado.




Nenhum comentário: