terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Reflexão 10/01/2012


RECEBEMOS EM DOBRO

"Voltai à fortaleza, ó presos de esperança; também hoje vos anuncio que vos recompensarei em dobro"
(Zacarias 9.12).

A vinda de Jesus ao mundo foi a melhor coisa que poderia ter acontecido. Ele despojou os principados, acabando com o orgulho e a capacidade deles, deu ao Seu povo a salvação, limpou os pecados do homem, e, agora, convida-o a voltar à fortaleza. É emocionante a leitura desse capítulo do livro de Zacarias, no qual o Senhor promete que a recompensa daqueles que O procurarem será em dobro. Isso mesmo! O homem receberá duas vezes mais o que perdeu com a queda de Adão. A obra que o Senhor fez com Jó tipifica o que Ele fará conosco. Perdemos tudo com o primeiro Adão, mas ganhamos o dobro com o Segundo (Romanos 5.19; 1 Coríntios 15.45).


Quem não pesquisa nas Escrituras sobre o que ganhamos com o nascimento do Filho de Deus em Belém de Judá fica desinformado das coisas que já lhe pertencem. A salvação de nossa alma é a maior obra, porém, outras tantas foram realizadas para nos enriquecer. Verdadeiramente, a vida abundante é realidade em todos os sentidos.


O diabo usurpou o poder que havia sido conferido à humanidade, e a operação do ser humano ficou reduzida ao mundo material. Então, os príncipes infernais se assentaram na nossa autoridade como os tais e, assim, reinaram até a morte e a ressurreição do Senhor. Mas, ao sair do túmulo, o nosso Salvador deixou Satanás e todos os seus demônios eternamente derrotados e vencidos, sendo despojados de toda a sua capacidade.


Quando o Mestre ressuscitou, a nossa sorte foi resgatada (Salmo 126.1 – ARA). Nós a havíamos perdido na queda de Adão, mas, agora, salvos por Cristo e limpos dos pecados, tudo mudou. Zacarias foi usado para nos convidar a voltar à fortaleza. Não somos mais fracos, mas podemos dizer que somos fortes, pois habitamos na fortaleza do Altíssimo.


O profeta descreve, nos versículos anteriores, um pouco do que o Senhor fez com aqueles que oprimiam Seu povo, e as nações citadas são símbolos dos poderes infernais os quais foram destronados.


Assim como o Senhor Deus fez com Jó – tipo do homem arrasado após a queda, porque ficou na mão do inimigo, o qual tocou nele como quis –, Ele também nos devolverá em dobro o que nos foi tirado pela entrada do maligno em nossa vida. O que perdemos na queda recuperamos em porção dobrada com a vitória de Jesus Cristo.


Não há por que ficar chorando com a desgraça ocorrida, pois, no Paraíso, há o dobro à nossa espera, uma vez que, com o segundo Adão, recebemos duas vezes mais o que perdemos com o primeiro.

Em Cristo, com amor

Nenhum comentário: