sábado, 7 de janeiro de 2012

Como pintar os cabelos em casa

1. Escolhendo a cor:

Esse primeiro passo que parece simples, mas não é nem um pouco... colorimetria é muito complicado, então só vou passar os básicos, ok? ninguém quer acabar com um cabelo com shades verdinhas né? Então vamos lá!

Antes de mais, é necessário descobrir a cor do seu cabelo. Olhe nas tabelas abaixo e procure a que mais se aproxima.Coloquei três tabelas por causa das possibilidaes de cor de monitor dos computadores... Assim fica mais fácil descobrir a sua cor. Se seu cabelo não é virgem e a cor dele puxa para o vermelho, na hora de encontrar seu tom, não se esqueça que ele deve estar desbotado, a cor original dele seria um tom mais escuro.











As cores de cabelos vão (basicamente e excluindo as possibilidades de cabelos nórdicos e platinados) de 1 a 10, sendo o 1 o mais preto possível e o 10 o mais loiro natural.  Não se preocupe se a cor do seu cabelo não for exatamente uma dessas das tabelas: os cabelos tem sempre uma cor que fica por trás da cor base (apesar do povo dizer que cor de cabelo virgem é base, nada a ver). Saia no sol: seu cabelo tem um brilho dourado? avermelhado? Isso é super importante! Ou ele é meio acinzentado? Essa segunda cor que ele possui é uma outra coisa a ser levada em conta na escolha da tinta. Já ouvi muita gente falando que quando usa o "chocolate" fica com o cabelo vermelho. Isso acontece porque a cor que chamam "chocolate" contém pigmento vermelho, e, como a maioria dos cabelos das brasileiras tem um pigmento dourado ou vermelho, vermelho+vermelho= vermelhão
Assim, é preciso escolher uma cor que cancele esse subtons (se é isso que você quer... se vc quiser um vermelhão, é só fazer o contrário). Vejam a baixo a estrela de Oswald: As cores que estão diametralmente uma a frente da outra se cancelam, ok? Então, se você quiser cancelar um amarelão (que acontece muito quando se descolore o cabelo), você usa um roxo, e assim por diante. Esse número de reflexo é aquele que vem depois da vírgula ou da barra na numeração das tintas. Aqueles nomes que o povo inventa como "chocolate" são pura ficção: tanto é que os números para o "chocolate" podem variar de marca para marca. Procurem números,  e lembrem-se: os números também variam de marca para marca! (mas a  maioria segue os da L'Óreal).

Depois de saber a cor do seu cabelo, é preciso ter em mente que tintas de caixinha (as não profissionais) não tem um poder muito grande de clareamento: elas clareiam no máximo 2 tons (ainda mais se seu cabelo é de um 6 para baixo). Ou seja, se você tem um cabelo 5 você não vai conseguir ficar loira com tinta de caixinha que vende na farmácia.
Tintas profissionais também não são difíceis de usar. O grande problema é a pigmentação, que é muito maior e muito melhor do que as de caixinha (porque se não fosse, imaginem o número de pessoas que misturam um cinza com um dourado?? Todo mundo de cabelo verde! Que maravilha!!! rssss). Enfim, se vocês forem optar por tintas profissionais lembrem-se de que tem mais pigmento e é necessário um maior cuidado. Para os iniciantes, recomendo a Majirel (marca da L'Óreal, que tem menos pigmento  -então vcs não correm o risco de manchar o cabelo).
Outra coisa super importante!!! Se vc tem muitos cabelos brancos, misture sempre uma base com um tom quente ou um frio. Dessa maneira vc não acaba com aqueles cabelos vermelhos brilhantes horríveis!!! É simples: digamos, vc tem uma cabelo 7, e você gosta dele com reflexos dourados. (sendo tinta de caixinha ou profissional) misture 1/2 7.0 (loiro médio natural) +1/2 7.3 (loiro médio dourado). 
Seus cabelos desbotam ou a tinta não cobre: Pré-pigmente! Como? super simples: use o 7.0 (base) com água de torneira. aplique nos cabelos brancos e deixe uns 20 min. Depois, por cima, aplique o 7.3, e deixe os 30/40 min. Não deu ainda? Ao invés da água use OX 10vol, ok? Além disso, a cor vai durar muito mais e vai cobrir, pode ter certeza!
Se vc não tem cabelos brancos, mas quer uma cor mais vibrante, a pré-pigmentação também funciona para você!


2. Retocando a Raíz:

É importante ressaltar que as técnias de retoque de raíz e de tingimento do cabelo completo são diferentes! A raíz clareia muito mais rápido do que o resto do cabelo. E, mais ainda, se o cabelo já for tingido, é necessário ter em mente que TINTA NÃO CLAREIA TINTA! Colocar um 11,21 com OX 40 num cabelo 6 não clareia! Mancha!!!! E não é uma mancha controlada se você não for colorista!
Então, se for retoque de raíz, aplique nela e pronto. Se for para o cabelo todo (cabelo virgem e escuro), aplique no cabelo todo e fim. Se o cabelo for virgem, mas mais claro, aplique no cabelo, deixe em média 20 min. e aplique na raíz por mais uns 30, ok? Se o cabelo não for virgem, e você quiser clarear só um tom se o seu cabelo está de um 6 para cima, vc pode até tentar (talvez uma tinta de caixinha não dê conta... se vc tiver uma profissional em mãos use OX 30 ou 40 vol.). Sempre aplicando no comprimento primeiro.
Se seu cabelo está poroso (se vc percebe que ele "chupa a tinta"), o tempo de ação da tinta será mais rápido! Fique de olho!
Faça o teste antes de aplicar qualquer tinta, para vc não ter problemas de alergias, coceira, ardência e etc.


3. Aplicação:

A maioria das tintas de caixinha pede por uma aplicação muito parecida. O tempo varia de 30 a 45 min., mas não leva mais do que isso. Tintas profissionais pedem por proporções diferentes de creme e oxigenada, assim veja a proporção certinha antes de usar. 
Recomendo comprar um pincel e uma tigelinha de PLÁSTICOOO (lembram porque não pode ser metal né? altera ph e oxida a tinta!) porque facilita na hora da aplicação. Se vc estiver fazendo isso sozinha, coloque as luvas e arrume alguns espelho de modo que vc possa ver a parte de trás da cabeça! Você pode até colar um espelhinho menor com fita em frente ao espelho do banheiro, por exemplo, para que vc enxergue a parte de trás.



O site da L'Óreal Paris USA é ótimo porque dá dicas e mostra vídeos que podem ajudar a aprender como se virar sozinha em casa. Além disso, em "find my shade" vc pode conseguir achar a cor do seu cabelo e a cor que vc precisa para chegar na cor que vc quer, vale a pena dar uma conferida!





Nenhum comentário: