domingo, 8 de janeiro de 2012

As tendências em casamentos para 2012

Vai se casar em 2012? Experts em casamento dão as dicas e os detalhes do que vai dominar as festas deste ano.


Apesar de a tradição estar sempre na moda quando se fala em casamento, há variações diferentes a cada ano. No contexto da crise mundial, a simplicidade desponta como tendência e a ostentação fica fora de moda. Por isso, mesmo quem tem uma verba alta para investir no casamento vai preferir não demonstrar isso, escolhendo cerimônias íntimas, decorações clean e vestidos sem muito brilho.
Saiba o que mais vai estar em alta em 2012. E lembre-se: chique mesmo é colocar no casamento o que mais tem a ver com a personalidade do casal.



Menos é mais: em 2012, a tendência em casamento é valorizar a simplicidade

Na cerimônia
Ninguém precisa desistir da festa dos sonhos, com família, amigos e conhecidos reunidos. Mas estarão em alta as comemorações íntimas, boas e para poucos. “São os mini-weddings e os destination weddings, mas sem deixar de lado a tradição”, aposta Vera Simão, presidente da ABRAFESTA e idealizadora do Casar e do Fashion Casar.
Os destination weddings são festas de casamento em um destino dos sonhos, com um pequeno grupo de convidados. As viagens podem ser para outros países, como Itália ou Polinésia Francesa, ou mesmo para o interior do Brasil e litoral baiano.
Casar com aventura ou realizar um sonho no mesmo dia da cerimônia é outra tendência que vem com força total em 2012. “Por conta da falta de datas disponíveis nas igrejas, deve aumentar ainda mais a quantidade de rituais religiosos realizados no local da festa”, completa Vera.


Nos vestidos de noiva
Vera Wang, estilista que assina os modelos mais desejados pelas noivas do mundo todo, fez uma aposta nada convencional para 2012: vestidos nude e pretos. Essas foram as cores que predominaram na última coleção da norte-americana.
Não dá para negar que os vestidos são lindos, mas se você prefere o tradicional branco ou off-white, pode ao menos se inspirar nos cortes mostrados pela estilista, principalmente nas saias com o shape bailarina.
“Esse estilo vem com tudo no próximo ano. Mas, como não favorece todos os corpos, outros estilos continuam à disposição”, explica a estilista Lethicia Bronstein, que garante que as noivas estão cada vez mais modernas e ousadas.
O vestido no estilo bailarina tem bastante volume na saia e a cintura marcadíssima, por isso pode não ficar bem em quem é mais cheinha. Para essas, o godê tradicional ainda é uma boa opção.




Na maquiagem
Se em 2011 o look retrô com delineador e batom vermelho foi um dos mais pedidos pelas noivas, neste ano a maquiadora top Vanessa Rozan aposta na pele natural, bem iluminada, com cílios postiços e foco nos olhos, além de blush cremoso. “É uma versão mais suave do último desfile da Louis Vuitton. As noivas estão cada vez mais atualizadas com as tendências de passarela”, diz.
A maquiagem de base é leve, bem feita e esfumada. “O impacto no look final pode ser dado com sombra mais escura ou batom colorido”, ensina Vanessa. Portanto, deixe de lado a pele pesada e a boca marcada.

Na decoração
A sabedoria popular já sabe que a melhor saída para a crise é a criatividade. E na decoração da festa de casamento não poderia ser diferente. Em 2012, a ordem é ficar longe de flores e acessórios caros e valorizar o que temos mais à mão.
“Vamos usar muito as palmas, os crisântemos e as rosas”, conta o florista e decorador top Vic Meirelles. Segundo Vic, já está fora de moda encher o salão de espelhos e lustres de cristal. “Pode usar espelho, mas com madeira”, ensina.
É, mais uma vez, a cultura do “menos”, abusando de elementos naturais, cores neutras e suaves, como creme, bege e branco. Claro que casamento não é só moda. Você precisa e deve usar o que gosta e tem a ver com o seu estilo. Mas, na dúvida, vá para esses tons.

No buffet
Valorizar a cultura brasileira é um movimento que já vem acontecendo em 2011 e deve ficar ainda mais forte neste ano. Ingredientes e tradições importadas só valem se você ou o noivo vierem de outro país. “A tendência é a comida da vovó, por isso a culinária mineira vai ficar muito em alta nas festas”, explica a diretora comercial do buffet Moreno’s, Dora Moreno.
Cabe ao fornecedor imprimir sofisticação e modernidade em pratos simples e caseiros. Risoto de café, chester na cerveja escura e polenta com shimeji ao vinho do porto são exemplos dessa mistura que dá samba. Os jantares empratados tradicionais dão lugar às ilhas gastronômicas compostas por finger foods, que permitem uma maior interação entre os convidados e dão um ar de jovialidade às comemorações.
“Outra tendência são os chefs dos buffets deixarem de lado os menus prontos para criarem um novo em parceria com os noivos”, conta Dora. Isso coloca a personalidade do casal em cada detalhe da festa.

Nos penteados
Presos despojados já eram uma tendência em 2011, mas ainda usados apenas pelas noivas antenadas. A expectativa é que eles fiquem mais disseminados nas próximas temporadas. “Continuo acreditando nos coques baixos ou altos, em estilo grego ou até trançados. Mas tudo com ares descontraídos”, aposta o rei dos penteados Paulo Persil.
Para dar textura e controlar o frizz, o segredo é abusar das ceras, pomadas ou hair glosses. Se você não abre mão dos fios soltos, prefira os desconectados, com ondas irregulares e volume. “Eles são ideais para vestidos leves de alcinha ou tomara-que-caia”, diz.
Mas a dica é: se você pensou em soltar, preocupe-se com o corte, para não ficar com um visual pesado. Franjas assimétricas, com corte entre o nariz e o queixo, suavizam o rosto e amenizam expressões.
E noiva de cabelos curtos têm vez? Claro que sim! “Diferente dos compridos, esses precisam de fato serem modelados para surtir efeito. Se forem cacheados, é necessário usar bastante mousse e leave-in. Já se são lisos, o melhor é secá-los levantando as pontas para um ar de frescor”. Em todos os casos, os acessórios que estarão em alta para dar um toque especial são broches com brilho, flores, fitas, plumas e casquetes.



Para ajudar a noiva, eventos e feiras de casamento reúnem fornecedores e oferecem boas oportunidades para os noivos resolverem tudo em um só lugar. Ou, ao menos, começarem a procura com o pé direito, com uma visão geral do que deve ser feito. Além dos listados abaixo, fique ligada nos eventos regionais do seu estado.

>>> Janeiro
19 a 22 - Exponoivas - Centro de Exposições Imigrantes - SP
>>> Março
16 a 18 - Cheers Off - Estação São Paulo - SP
>>> Abril
28 a 1 de maio - Expo Noivas - Expo Center Norte (Pavilhão Amarelo) - SP
Bride Style - ainda sem data definida

>>> Maio
24 a 27 - Casar e Fashion Casar - SP
16 a 20 - Expo Noivas - Riocentro (Pavilhão 2) - RJ
Degustar - ainda sem data definida
>>> Setembro
19 a 23 - Expo Noivas - NorteShopping - RJ
>>> Outubro
11 a 14 - Expo Noivas - Expo Center Norte (Pavilhão Amarelo) - SP

Nenhum comentário: