quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Perguntas e respostas sobre transpiração

Dermatologista tira dúvidas e dá dicas para lidar com o incômodo

“Acho que transpiro mais que as outras pessoas. Por que isso acontece? Pode ser hiperhidrose?"

O número de glândulas produtoras de suor é mais ou menos o mesmo em pessoas que suam muito ou pouco. O que varia é o estímulo, controlado por uma parte do cérebro que independe de nossa vontade. Fatores externos e internos influenciam no suor, como clima, atividade física, doenças como diabetes ou desequilíbrios na tireóide.

Já a hiperhidrose é uma produção excessiva de suor que ao menor estimulo térmico, emocional ou sensorial faz com que a pessoa deixe as roupas molhadas, podendo afetar também palmas das mãos e plantas dos pés. O problema pode ser hereditário, causado por medicamentos ou obesidade, por exemplo. É importante fazer o diagnóstico junto a um médico e avaliar tratamentos como a aplicação de toxina botulínica.


“A alimentação interfere no suor?”

Alguns alimentos podem aumentar a sudorese, como a cafeína e a pimenta. Outros podem ser excretados pelo suor como os temperos, alho, por exemplo.



Desodorante antitranspirante
"Transpiro muito. Como escolher um desodorante eficaz?"

Quem transpira muito deve procurar antitranspirantes e não somente desodorantes, que ajudam a diminuir o volume de suor. Essa redução já provoca menos cheiro, pois as bactérias gostam do ambiente úmido para proliferar. Procure pelo ativo cloridrato de alumínio no rótulo, que ainda é um dos mais eficazes. Recentemente entraram no mercado nacional as versões "clinical" que possuem ativos mais eficazes, mantendo o biofilme da pele (flora bacteriana natural) e agridem menos a derme.



"Quais os melhores produtos para peles mais sensíveis?"
 
Quem tem pele sensível deve procurar produtos sem essências, com cloridrato em baixas concentrações e não aplicá-los mais de duas vezes ao dia. Os formatos roll on ou creme são mais suaves que os sprays, que contém álcool e podem irritar a pele.

DICA:

DESODORANTES EM CREME E ROLL-ON DA LINHA NATURA TODODIA






Nenhum comentário: