terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

ATENÇÃO! ATENÇÃO! BLOGUEIRAS!

RESPOSTA DA EMPRESA NATURA A RESPEITO DE CONTER OU NÃO O METAL CHUMBO NA FABRICAÇÃO DO BATOM.


Posicionamento NATURA Maquiagem
Batom e contaminação com Chumbo


O chumbo é um metal que ocorre na natureza, disperso no ambiente primordialmente devido à atividade humana, incluindo a queima de combustíveis fósseis aditivados, mineração e produção industrial.

O chumbo é utilizado na produção de baterias, em soldas e tubulações metálicas, e em dispositivos para bloquear raio-X. Porém sua utilização tem sido significativamente reduzida em anos recentes devido aos riscos à saúde humana.

Na área cosmética, pigmentos utilizados em maquiagem e tinturas de cabelo têm suas especificações definidas por legislações nacionais e internacionais visando assegurar que não há contaminação ou, caso ela exista, que o chumbo encontra-se a níveis negligenciáveis do ponto de vista toxicológio.

Não há qualquer relação entre a presença de chumbo e a fixação do batom, o que é alcançado pela seleção adequada de agentes emolientes seguros e atóxicos.

As especificações de nossas matérias-primas atendem aos mais rigorosos níveis legais e toxicológicos, de forma que nossos produtos, incluindo batons, são livres desse contaminante.

Caso do questionamento do uso de anel de ouro para testar a presença de chumbo:

O teste utilizando um anel de ouro para detectar a presença de chumbo nos batons não é válido. O traço preto que eventualmente pode ocorrer ao esfregar o anel no batom é o resultado de um processo de oxidação do próprio ouro, sendo que este fato também pode ocorrer com outros metais. Assim, o traço preto não é o resultado de uma reação do ouro com o chumbo.

Seguem alguns links em que essa história é desmentida:


. site balela.info em que é analisada a veracidade da informação. Há também o desmentido da suposta autora.

http://balela.info/arquivo/atencion-mujeres-o-boato-do-batom-com-chumbo/

. site boycottwatch.org dedicado a identificar "trambiques". Nesse artigo está incluído parte do posicionamento da Estee Lauder.

http://www.boycottwatch.org/misc/EsteeLauder.htm

. Essa história foi eleita uma das "TOP 10 false health scares" de 2007 pela American Council on Science and Health.

http://www.thestar.com/living/article/290788

. No site urbanlegends é feito acompanhamento da mensagem desde seu aparecimento e no qual foi classificada como "mostly false"

http://urbanlegends.about.com/library/bl_lead_in_lipstick.htm

. O site breackthechain.org faz uma avaliação bastante completa com email hoax e dos resultados do estudo da "Campaign for Safe Cosmetics" cruzando com informações do FDA.

http://www.breakthechain.org/exclusives/lipstick.html

. O site da Cosmetics Design também desmente o risco através de posicionamento do ACSH.

http://www.cosmeticsdesign.com/Formulation-Science/Science-group-calls-lead-in-lipstick-scare-unfounded

. A posição oficial do FDA desmentindo o risco

http://www.cfsan.fda.gov/~dms/cos-pb.html

. Finalmente a posição do Cancer Research UK que não faz um "statement" a respeito mas confirma o aspecto boatesco da mensagem.

http://www.cancerhelp.org.uk/help/?page=6338


ATENCIOSAMENTE
NATURA
BEM ESTAR BEM

Nenhum comentário: