terça-feira, 5 de julho de 2011

Megahair pode ser proibido na Inglaterra

O principal motivo é o aumento da queda de cabelo relatado por mulheres

A Sociedade Britânica de Tricologia pediu a proibição do megahair devido ao dano que ele poderia causar aos cabelos. Segundo especialistas, o processo provocaria alopecia por tração, que arranca os fios pela raiz gerando falhas no couro cabeludo. O problema seria resultado da força inadequada aplicada com a técnica e também da ação da cola, utilizada para unir o fio natural ao cabelo comprado.


Segundo médicos britânicos, alopecia por tração seria provocada pelo megahair

De acordo com Steve O'Brien, do Centro de Tricologia de Londres, houve um aumento de 15% dos pedidos de ajuda nos últimos dois anos. Para a dermatologista Samar Mohamad El Harati, do Hospital São Luiz, em São Paulo, o problema não é novo. “Só que agora o megahair está mais acessível e na moda. Por isso o problema se tornou mais comum”, analisa.

Ademir Júnior, dermatologista especialista em tricologia, afirma que nem todas as mulheres desenvolvem esse tipo de queda de cabelo. “Se o megahair for usado por pouco tempo e com os devidos cuidados, o risco de perda capilar é muito menor”. O médico acredita que a principal causa de problemas com os apliques é a falta de orientação de clientes e profissionais. “É um exagero proibir. Deveriam criar um termo informando os riscos e cuidados necessários para realizar tal procedimento”.

Reverter o quadro de queda de cabelo é possível – pelo menos parcialmente. É necessário algum tempo de tratamento e, mesmo assim, a recuperação pode não ser completa. “Ao perceber uma queda de cabelo, a mulher já deve procurar um dermatologista”, alerta Samar.


Flávio Priscott e Heloisa Perissé: ele ficou conhecido por trabalhar com cabeças famosas

Flávio Priscott, um dos cabeleireiros mais conceituados em alongamento de cabelos, afirma que o problema não está no megahair, mas no profissional que o aplica. O cuidado na escolha do material adequado e de qualidade e o domínio da técnica são essenciais para o sucesso do procedimento. “Se o megahair for corretamente colocado e estruturado, não acontece nada”, diz.

Acostumado a alongar as madeixas de globais estreladas como Isis Valverde, Letícia Sabatella e Alinne Moraes, Priscott ainda completa: “Alguns profissionais não têm noção e colocam excesso de peso nos fios para ganhar mais dinheiro ou porque não sabem mesmo”, diz o especialista.




Nenhum comentário: