terça-feira, 4 de junho de 2013

Como se formam as pontas duplas nos cabelos?

Hábitos do dia a dia e uso de produtos químicos e de ferramentas térmicas são os principais causadores da abertura dos fios


  Raras são as mulheres que, ao olhar os cabelos com mais atenção, nunca se depararam com ao menos uma ponta dupla em um dos fios. A primeira reação é cortar aquele “defeitinho” em casa mesmo e seguir a vida. E, caso apareçam outras pontas duplas (ou múltiplas), tirá-las também. Cansativo, não?

É importante entender que pontas duplas são sintomas do desgaste capilar. Elas são sinais de fraturas causadas devido à degradação da cutícula, a camada mais externa dos fios, gerando a exposição do córtex e da medula, as camadas internas dos cabelos. Sua evolução clássica é para pontas cada vez mais abertas ao longo do fio. Se esse processo não for interrompido, levará às pontas triplas ou múltiplas, o pior cenário que se pode imaginar.

As pontas duplas estão diretamente relacionadas ao tamanho dos cabelos: quanto mais longos, mais propensos à fragilização das cutículas. Mas isso não significa que os curtos estejam imunes a elas. Hábitos do dia a dia e uso de produtos químicos e de ferramentas térmicas, comuns a todos os comprimentos, são os principais causadores da abertura dos fios. Entenda melhor a seguir.

1º HÁBITOS DO DIA A DIA -

* ESCOVAÇÃO EXCESSIVA: As cerdas da escova friccionam as pontas dos fios, causando pequenos traumas que fazem a cutícula se abrir gradativamente.

* LAVAR OS CABELOS COM ÁGUA MUITO QUENTE: Além de agredir o couro cabeludo, a água muito quente resseca os cabelos, deixando os fios mais suscetíveis ao surgimento de pontas duplas.

* EXPOSIÇÃO AO SOL: A absorção dos raios UV oxida e fragiliza os fios, levando à abertura das pontas.

* NÃO SE ALIMENTAR BEM: A deficiência nutricional, especialmente em dietas pobres em proteínas, cobre, zinco, ferro e vitamina B12, deixa os fios mais fracos e favorece a formação das pontas duplas.


2º PROCESSOS QUÍMICOS -

* ESCOVA PROGRESSIVA PARA ALISAR OU PERMANENTE PARA CACHEAR: Os elementos químicos contidos nos produtos para escovas progressivas ou para permanentes abrem as cutículas dos cabelos para a remodelação da estrutura capilar, deixando os fios mais expostos às fraturas que causam as pontas duplas.

* USO DE MODELADORES TEMPORÁRIOS (GEL, MOUSSE ETC.) COM ÁLCOOL: O álcool dos produtos de modelagem temporária resseca os cabelos, removendo a proteção natural dos fios e deixando o caminho livre para a abertura dupla ou múltipla das pontas.

* TINTURA: A oxidação causada pela aplicação repetida de tintura pode levar à perda de camadas dos fios e, consequentemente, à abertura de suas pontas.


3º FERRAMENTAS TÉRMICAS -

* SECADOR DE CABELOS EM TEMPERATURA ELEVADA: O ar muito quente retira água em excesso dos cabelos, desgastando as camadas dos fios e facilitando o surgimento de pontas duplas.

* CHAPINHA: Com temperaturas que podem ultrapassar os 100°C, as chapas de alisamento destroem as pontes de hidrogênio que mantêm as camadas intermediárias dos fios, deixando os cabelos ressecados e propensos às pontas duplas.

* BABY-LISS: Assim como a chapinha, a barra de ondular as mechas pode ter temperaturas superiores a 100°C, o que causa o ressecamento e leva à abertura das pontas dos fios.

Nenhum comentário: