quarta-feira, 5 de junho de 2013

Os cinco mandamentos do batom



Batom é um dos produtos mais básicos e “tem-que-ter” no kit de maquiagem – e ninguém duvida do poder de uma boca bem valorizada. Por isso, a revista especializada Allure convidou maquiadores para montar os “cinco mandamentos do batom”. Veja as dicas abaixo e aproveite para aperfeiçoar sua forma de usar o produto:


1. Cuide dos lábios regularmente

Nenhuma boca fica bonita com batom se os lábios estiverem rachados, ressecados e com pele morta. Por isso, faça esfoliação nos lábios uma ou duas vezes por semana e, em seguida, aplique um balm para deixa-los macios e hidratados.



2. Escolha o tom certo para você

A escolha da cor do batom deve ser feita com base no tom do lábio, e não da pele. Pessoas com lábios menos pigmentados e empalidecidos ficam melhor com batons vermelho-cereja e coral. Aquelas que têm lábios naturalmente avermelhados devem preferir pink, laranja e vermelhos arroxeados. Lábios escuros ficam melhores em tons de tijolo e vinho.



3. Use o nude adequado

Nude não é tudo igual. O ideal é que o batom seja um tom acima do seu tom de pele ou ligeiramente mais brilhante que ele. Se a pessoa for do tipo empalidecida, o nude deve ter fundo rosado. Se o seu tom de pele for amarelado ou se a pele for escura, o ideal é o bege areia.



4. Tire o excesso repetidas vezes

Para fazer o batom durar mais, aplique normalmente e, em seguida, tire o excesso com um lenço. Volte a aplicar e tirar o excesso. Repita o procedimento três vezes. Isso vai criar uma base antes da camada final que vai fazer o batom ficar com “tudo em cima” por muito mais tempo.



5. Suavize a borda dos lábios

É claro que é preciso cuidado na hora de aplicar o batom, mas uma precisão cirúrgica pode dar um efeito não tão bacana. Dê batidinhas nas bordas dos lábios para que o batom fique com aparência mais natural. Outra dica é começar no meio dos lábios na hora da aplicação, espalhando a cor para os lados. Aplicar diretamente a partir dos cantos da boca pode dar um aspecto rígido demais.


Nenhum comentário: