quinta-feira, 9 de maio de 2013

Reflexão 09/05/2013


SIGA AS ORIENTAÇÕES DO SENHOR


"Porém ao povo Josué tinha dado ordem, dizendo: Não gritareis, nem fareis ouvir a vossa voz, nem sairá palavra alguma da vossa boca, até ao dia em que eu vos diga: Gritai! Então, gritareis"
(Josué 6.10).

Jamais devemos questionar um servo do Senhor quando ele está sendo usado por Deus. Jericó se achava invencível, mas Josué sabia ouvir a voz do Altíssimo. Prova disso é que o Senhor proibiu Seu povo de sequer dar uma palavra, pois esse deveria unicamente confiar nas orientações reveladas ao homem de Deus. Então, as ordens divinas foram cumpridas à risca, e, consequentemente, as muralhas caíram por terra. Josué, o comandante do povo do Senhor, usou uma estratégia que nenhum general do mundo usaria para tomar uma cidade sem que perdesse parte do seu efetivo. Já os filhos de Israel não perderam ninguém e, em poucas horas, tinham acabado com a fortaleza do inimigo. O mesmo acontece conosco: quem obedece às direções divinas vê o Senhor derrubando as muralhas.

Não deve ter sido fácil fazer aquela multidão de israelitas obedecer às ordens do Todo-Poderoso. Quando, no culto, consigo fazer com que os irmãos deem ouvidos ao que o Senhor fala, muitos milagres são operados. No entanto, questionar a direção que um servo fiel recebeu não é bom. As considerações do homem atrapalham o plano de Deus de ser executado (Isaías 55.8). Por isso, quando estamos agindo por fé, não devemos fazer nenhum comentário (2 Coríntios 5.7), mas tão-somente seguir as orientações do Céu, pois obediência traz vitória!

Convencer todos a se calarem deve ter sido a parte mais difícil, mas era necessário. Nós também sempre temos de fazer calar os argumentos da razão humana e apoiar-nos somente no que nos é dito pela Palavra de Deus. Naquele episódio especial, a obediência fez com que o poder de Deus sacudisse as largas muralhas daquela cidade e elas ruíssem.

Nenhum general deste mundo tomaria a atitude do comandante Josué, pois sua estratégia foi dada por orientação divina. Todo aquele que seguir as instruções celestes logrará sucesso. Se os israelitas tivessem dado ouvidos à orientação do homem, poderiam tomar a cidade de Jericó, mas com o custo de muitas vidas. Porém, como seguiram a ordenança do Senhor, não houve perda de nenhum deles.

Não importa quantas muralhas estejam barrando seu progresso nem a espessura delas. Ouça o que a Palavra lhe diz e siga em frente – não retirando nem acrescentando algo ao que o Senhor fala –, pois Jesus disse que as portas do inferno não prevalecerão contra a Sua Igreja (Mateus 16.18). Então, seja valente e ouse acreditar no que lhe é revelado, não comparando o conhecimento do homem ao do Senhor, pois o nosso Deus é superior em tudo.


Em Cristo, com amor

Nenhum comentário: