segunda-feira, 28 de março de 2011

Perfumes florais são os preferidos das brasileiras

Brasil já é o segundo no mundo que mais consome perfumaria. Famosas apontam as suas fragrâncias favoritas

Não é fácil escolher um perfume com tanta variedade nas prateleiras. O Brasil já é o segundo maior mercado consumidor de perfumaria no mundo e as opções aumentam a cada dia. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosmético (ABHIPEC), a família olfativa dos florais lidera o ranking na preferência nacional e representa 67% do consumo feminino – os cítricos ficam em segundo lugar com 17%.


As brasileiras preferem os perfumes nacionais


Ainda de acordo com o levantamento da ABHIPEC, os perfumes europeus e americanos não são maioria entre as brasileiras, que consomem predominantemente (94%) as marcas nacionais, como Avon, O Boticário e Natura. A colônia também entra na mesma classificação das fragrâncias e os hábitos de consumo estão ligados ao estilo de vida. Na região Norte e Nordeste, por exemplo, onde o produto é reaplicado diversas vezes ao dia, notas de lavanda fazem sucesso. Essa é, aliás, a região do Brasil que mais consome perfume. Já no Centro-Oeste e nas regiões Sul e Sudeste o musk se destaca.

 


Top 5: Consumo de perfume no mundo


Brasil ocupa a segunda posição no ranking de participação no mercado

* ESTADOS UNIDOS
* BRASIL
* ALEMANHA
* FRANÇA
* RÚSSIA 

Dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosmético (ABHIPEC)


Brasileiras não são fiéis a uma fragrância

A falta de fidelidade é um fator que chama atenção. A brasileira abriu mão do “cheiro característico” para se adaptar às necessidades do dia a dia. “Agora elas usam de três a quatro perfumes diferentes, dependendo da ocasião. Um para trabalhar, outro para sair, e assim vai”, explica Tatiana Ponce, gerente executiva de mercado e consumidor da marca O Boticário. Segundo a perfumista Carmita Magalhães, da Firmenich do Brasil, mesmo que tenha um perfume preferido, a mulher tende a consumir novas fragrâncias por conta de curiosidade e necessidade de testar ou adquirir produtos.

Por vaidade ou para se sentir desejada, são diversos os motivos que levam a mulher a estar sempre perfumada. “Ela quer que o cheiro dure e que seja o toque final dos cuidados de beleza”, diz Tatiana. “Mulher adora quando as pessoas elogiam e perguntam sobre o perfume que ela está usando”, conclui.


As famosas preferem os importados:

A atriz Nívea Stelmann comprova a tendência dos florais e aponta o floral aromático Noa, da Cacharel, como o seu queridinho – veja abaixo outras preferências das famosas.

O preferido de Nívea Stelmann é o Noa, da Cacharel: “Até mudo depois de muito tempo, mas esse já virou meu cheiro"
O preferido de Nívea Stelmann é o Noa, da Cacharel: “Até mudo depois de muito tempo, mas esse já virou meu cheiro".

Carol Ribeiro, VJ da MTV, prefere o Omnia, da Bvlgari
Carol Ribeiro, VJ da MTV, prefere o Omnia, da Bvlgari

Sensuous, da Estée Lauder, é o queridinho de Caroline Bittencourt
Sensuous, da Estée Lauder, é o queridinho de Caroline Bittencourt

Carol Castro não gosta de aromas adocicados. Ela prefere o Light Blue, da Dolce & Gabanna
Carol Castro não gosta de aromas adocicados. Ela prefere o Light Blue, da Dolce & Gabanna

Armani masculino é o perfume da atriz Cássia Kiss
Armani masculino é o perfume da atriz Cássia Kiss

Rouge Royal, da Marina de Bourbon, é a marca registrada da atriz Fernanda Machado
Rouge Royal, da Marina de Bourbon, é a marca registrada da atriz Fernanda Machado.

"Está percebendo um cheiro de incenso aqui perto? Sou eu, adoro", diz Flávia Alessandra, que usa o Karma, da Lush
"Está percebendo um cheiro de incenso aqui perto? Sou eu, adoro", diz Flávia Alessandra, que usa o Karma, da Lush


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