Cabelos ondulados, cacheados ou crespos precisam de cuidados redobrados para que fiquem brilhantes e definidos ao natural, sem relaxamento ou progressiva.
O tratamento dos fios inclui lavagem específica, cortes adequados e preocupação maior com a hidratação. ”O leave-in é fundamental porque controla o frizz, dá uma injeção de brilho e trata o aspecto ressecado”, ensina o hairstylist Eron Araújo no livro “Orgulho dos Cachos”, lançado pela L’Oréal. Na publicação, profissionais como Marcos Proença ensinam a cuidar de cabelos com ondas.
Cantora Jennifer Lopez exibe fios alongados e cachos definidos
As especialistas Andrea Desiderio, cabeleireira do Instituto Beleza Natural, e Maria Oliveira, do salão Negritude Fashion Hair, compartilham mais dez dicas e truques para conquistar o cacho perfeito:
1. CORTE
“Os fios retos demais tendem a ficar armados. Os cortes mais indicados são os realizados em camadas, para dar o efeito cascata e reduzir o volume”, ensina Maria. É possível criar essas opções com diferentes tipos de chanel, médios ou longos. O ideal é que a parte da frente também seja mais leve para amenizar a franja, segundo a profissional.
2. COLORAÇÃO
As cores mais indicadas são as acobreadas, marrons, chocolates e preto. “Para o inverno, vermelhos e bordôs também entram na gama de opções”, adianta Andreia. É preciso cuidado ao escolher o produto porque ele pode ser incompatível com a química do relaxamento ou de outro tratamento usado para os fios crespos.
3. COMO LAVAR
Os fios são muito frágeis. O ideal é que sejam lavados e condicionados de duas a três vezes na semana, não mais do que isso. Eles tendem a ser mais ressecados, pois os cachos impedem que a oleosidade natural produzida pelo couro cabeludo deslize sobre os fios e cheguem até as pontas. “A maneira de compensar essa falta de proteção é aplicar bons xampus, condicionadores, umidificador de cachos, máscaras hidratantes e outros produtos para trazer o brilho”, explica Maria.
4. SECAGEM
Devido ao ressecamento natural, o ideal é que o cabelo seque naturalmente. Mas alguns acessórios podem deixar o cacho mais definido e produzido para um evento especial. O difusor ajuda a manter o cacheado e o movimento natural dos cabelos e é indicado para quem quer um cacho despojado e leve. Com o secador é possível secar e, ao mesmo tempo, amassar os fios para um efeito mais armado. Já o babyliss define os cachos e pode dar volume e movimento aos cabelos mais lisos: ótimo para um retoque de última hora. “A dica é manter os fios sempre hidratados e usar um bom leave-in preparatório antes da secagem”, ensina Andreia.
5. FINALIZADORES
Segundo Maria, cremes sem enxágue ou para pentear são aliados do dia a dia. Além de desembaraçar, eles hidratam e minimizam os efeitos de agressões externas mantendo a saúde dos fios. Já um bom reparador sela as pontas e auxilia no controle dos fios arrepiados. Para reduzir o volume e tirar o efeito armado, o ativador de cachos é a solução. O gel com efeito molhado é indicado para modelar penteados mais firmes. “O importante é dosar as quantidades dos finalizadores para manter o efeito natural”, completa Andreia.
6. BRILHO
A recomendação principal é que o cabelo seja hidratado semanalmente com um produto específico para cabelos cacheados ou crespos. “Uma boa dica é o spray de brilho. E para ajudar, nunca penteie os fios secos, os cabelos devem ser desembaraçados ainda molhados e com as mãos”, entrega Maria.
7. UMIDADE
O cabelo crespo, se bem tratado e hidratado, dificilmente apresenta frizz. O segredo está na manutenção correta, mas o antifrizz ainda é a melhor opção para domar os fios arrepiados. Basta aplicar uma pequena quantidade após a lavagem, evitando contato com o couro cabeludo.
8. PENTEADO
Uma boa dica para quem tem cabelo ondulado e quer conquistar o look de Gisele Bündchen é fazer um coque com o cabelo ainda úmido e soltar depois de seco. O procedimento modela os fios, que podem ser usados soltos ou parcialmente presos.
Já para os crespos e cacheados, o ideal é fazer penteados como o rabo de cavalo, com elástico largo e de tecido para não quebrar os fios. É possível usar acessórios estilosos, como presilhas e grampos, chapéus e lenços protegem o cabelo dos raios UV.
9. VOLUME
Para aumentar o volume dos fios depois que o cabelo estiver seco, amasse com as mãos, das pontas para a raiz, soltando os cachos. A dica é não passar os dedos no meio dos cachos para não desfazê-los. “Um bom corte ajuda bastante, o degradê nas pontas dá a impressão de um cabelo mais volumoso. O uso de mousse também é válido”, diz Maria.
10. DURANTE O SONO
Na hora de dormir aproveite para deixar o cabelo solto. Tire-o da nuca e espalhe sobre o travesseiro. Também é possível deitar com ele preso, mas o elástico deve ser envolto em tecido e bem frouxo. “Jamais durma de cabelo molhado. O couro cabeludo merece respirar à noite”, diz Andreia.
Referência de cabelo crespo, Taís Araújo assina o prefácio do livro "Orgulho dos Cachos"
Agora se o seu cabelo é liso e fino só vai no baby liss, ok!
* Como fazer baby liss nos cabelos
Depois da febre por cabelos lisos, ondas e cachos têm conquistado a cabeça das mulheres. A forma mais prática de enrolá-los é com o uso do baby liss, um aparelho térmico que possibilita a ondulação das madeixas, sem sair de casa.
Para obter um melhor resultado, a técnica deve ser usada em cabelos secos. Separe mechas pequenas e enrole-as no baby liss, posicionado no sentido vertical. Segure-o nessa posição por cerca de 7 segundos. Faça isso no cabelo inteiro ou apenas nas mechas que gostaria de enrolar.
Quanto maior a largura do baby liss, maior será a espessura dos cachos.
Para quem já tem cabelos enrolados, o baby liss ajuda a diminuir o volume. Já as mulheres que buscam um visual mais volumoso devem passar os dedos entre os fios, depois de cacheados para deixá-los mais soltos e com um movimento natural.
Um spray fixador para finalizar ajuda a manter os cachos por mais tempo, principalmente mulheres com fios lisos e finos.
O aparelho baby liss pode ser encontrado em perfumarias e farmácias de todo o Brasil.
ASSISTA AO VIDEO
Nenhum comentário:
Postar um comentário