Máscaras para o cabelo
Pegue ovos, abacate, mel, babosa, agrião... descolamos para você máscaras fantásticas (e fáceis de fazer!) que resolvem qualquer problema cabeludo.
Antes de ir à luta...
Lição nº 1: qualquer tratamento em suas madeixas começa com uma boa limpeza nos fios. Portanto, anote as dicas:
Antes de lavar a cabeça, escove muito bem os cabelos, mas suavemente - assim você não fere o couro cabeludo nem danifica o fio. O bom disso é que uma parte da sujeira sairá na escova. E ainda há um outro benefício: ao escovar, você espalha a oleosidade, sempre mais concentrada na raiz, e a leva até a ponta.
Antes de aplicar o xampu, deixe correr bastante água, para limpar o máximo possível.
Não passe o xampu direto na cabeça. Ponha-o numa mão, esfregue-a na outra e, depois, passe as duas nos cabelos, espalhando da raiz para as pontas.
Esfregue o couro cabeludo com as pontas dos dedos - as unhas podem feri-lo - e aproveite para fazer uma boa massagem. De leve, com o carinho que a sua cabeça merece. A massagem melhora a circulação no couro cabeludo e deixa o seu cabelo mais saudável.
Enxágüe bem e deixe escorrer bastante água até ter certeza de que não sobrou nadinha do xampu. Depois de bem enxaguado, faça um teste: passe os dedos sobre os fios e veja se o cabelo "grita". Isso mesmo. Cabelo limpinho não deixa seus dedos deslizarem tão facilmente assim e fazem um barulhinho característico. Só testando para saber.
Mesmo que seus cabelos sejam oleosos, não dispense o condicionador ou o creme hidratante, que envolvem o fio como se fossem uma capa protetora. Além disso, contêm vitaminas e proteínas, deixando os fios mais fortes.
Passe o condicionador no cabelo, não no couro cabeludo. Espere agir um pouquinho.
Tire o condicionador com bastante água. Se sobrarem resíduos, o cabelo ficará "pastoso".
Coquetel de beleza
Tudo pronto, chegou a hora de escolher a máscara. Depois de prepará-la, aplique-a nos cabelos, ponha uma touca por cima, amarre uma toalha, estique-se na cama, pegue uma revista e se esqueça da vida por uma hora.
BABOSA
*Para cabelos finos, quebradiços ou oleosos: máscara de babosaA babosa - planta também conhecida como aloe vera - éé um verdadeiro tesouro para os cabelos. Para fazer uma máscara, use duas folhas. Primeiro, abra-as de comprido, retire a massa interior (mucilagem) com uma colher e espalhe-a diretamente no cabelo com a ajuda de um pente, puxando da raiz para as pontas. Cubra com papel-alumínio ou touca de plástico e deixe por uma hora. Em seguida, lave muito bem. Dica para seus cabelos ficarem ainda mais bonitos: na última água do enxágüe, use um chá feito com meio litro de água e duas colheres (sopa) de flores de arnica - você a encontra em lojas de produtos naturais. Espere esfriar, coe para retirar as folhinhas e enxágüe o cabelo.
MEL
Pegue 1 gema de ovo, 1 colher (sopa) de vinagre de maçã e 2 colheres (sopa) de mel. Junte todos os ingredientes e bata a mistura com um garfo até ficar meio espumante. Aplique primeiro nas pontas, depois massageie bem o couro cabeludo. Cubra com papel-alumínio ou touca plástica e espere 20 minutos. Em seguida, lave bem a cabeça para remover qualquer restinho do cheiro do ovo ou do vinagre.
ABACATE
*Para cabelos secos: máscara de abacate
Bata no liquidificador a polpa de um abacate com 2 colheres de mel. Depois de muito bem batido, passe a máscara nos cabelos com a ajuda de um pente, da raiz em direção às pontas. Proteja os cabelos com uma touca de plástico e uma toalha por cima. Espere uma hora. Depois, lave e enxágüe os cabelos. O mel dá um brilho extra, além de amaciá-los.
VINAGRE DE MAÇÃ
*Para cabelos rebeldes: máscara de vinagre de maçã
Coloque meia xícara de vinagre de maçã num recipiente. Com um chumaço de algodão embebido em vinagre, passe o líquido nos cabelos até que fiquem totalmente úmidos. Espalhe o vinagre com a ajuda de um pente. Ponha uma touca de plástico e espere 40 minutos. Lave os cabelos com todo o cuidado para que saia totalmente o cheiro. Uma informação só para você: esta máscara é maravilhosa par melhorar os cabelos muito secos e excessivamente.
AGRIÃO
*Para cabelos frágeis: máscara de agrião
Bata no liquidificador meio maço de folhas de agrião novas e limpas junto com 1 copo de água e 2 colheres (sobremesa) de própolis, que você encontra à venda em farmácias ou lojas de produtos naturais. Espalhe a mistura nos cabelos com a ajuda de um pente. Enrole uma toalha quente e espere de 20 a 40 minutos. Lave e enxágüe muito bem. Esta máscara ajuda no tratamento de cabelos frágeis e controla a oleosidade excessiva.
CAMOMILA
*Para clarear os cabelos: chá de camomila
Faça um chá com 4 colheres (sopa) de flores de camomila e 2 copos de água. Ferva por dois minutos, desligue o fogo, abafe a panela e deixe esfriar. Depois de frio, coe o chá. Passe nos cabelos limpos com um chumaço de algodão. Atenção: espalhe bem o chá com uma escova macia ou um pente de dentes largos, assim o seu cabelo não corre o risco de ficar manchado. Coloque uma touca plástica e, se puder, tome sol. Detalhe: se você tiver cabelos escuros, esqueça essa máscara. Ela só é indicada para quem tem as madeixas naturalmente claras. Se não for o seu caso, desista.
Receitinha
*Tônico para combater a caspa
Corte uma cebola média em quatro e deixe ferver em 2 copos de água por 20 minutos. Coe e acrescente 2 colheres (sopa) de flores de alfazema. Deixe descansar a mistura por três horas. Coe novamente e misture 2 colheres (sopa) de vinagre de maçã. Lave os cabelos e aplique o tônico com um chumaço de algodão embebido. Não enxágüe. O tônico deixará seu cabelo solto e sedoso.
Atenção!!!!
Veja os cuidados que você deve ter depois de aplicar a máscara:
Alguns produtos - ovo e vinagre de maçã, por exemplo, deixam um cheirinho desagradável. Por isso, lave seu cabelo quantas vezes for necessário até retirar todos os resíduos. Seria horrível você sair por aí cheirando a ovo...
Lave os cabelos com água morna. O último enxágüe deve ser com água fria - confira só o brilho que dá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário