Dermatologista tira dúvidas e dá dicas para lidar com o incômodo
“Acho que transpiro mais que as outras pessoas. Por que isso acontece? Pode ser hiperhidrose?"
O número de glândulas produtoras de suor é mais ou menos o mesmo em pessoas que suam muito ou pouco. O que varia é o estímulo, controlado por uma parte do cérebro que independe de nossa vontade. Fatores externos e internos influenciam no suor, como clima, atividade física, doenças como diabetes ou desequilíbrios na tireóide.
Já a hiperhidrose é uma produção excessiva de suor que ao menor estimulo térmico, emocional ou sensorial faz com que a pessoa deixe as roupas molhadas, podendo afetar também palmas das mãos e plantas dos pés. O problema pode ser hereditário, causado por medicamentos ou obesidade, por exemplo. É importante fazer o diagnóstico junto a um médico e avaliar tratamentos como a aplicação de toxina botulínica.
“A alimentação interfere no suor?”
Alguns alimentos podem aumentar a sudorese, como a cafeína e a pimenta. Outros podem ser excretados pelo suor como os temperos, alho, por exemplo.
"Transpiro muito. Como escolher um desodorante eficaz?"
Quem transpira muito deve procurar antitranspirantes e não somente desodorantes, que ajudam a diminuir o volume de suor. Essa redução já provoca menos cheiro, pois as bactérias gostam do ambiente úmido para proliferar. Procure pelo ativo cloridrato de alumínio no rótulo, que ainda é um dos mais eficazes. Recentemente entraram no mercado nacional as versões "clinical" que possuem ativos mais eficazes, mantendo o biofilme da pele (flora bacteriana natural) e agridem menos a derme.
"Quais os melhores produtos para peles mais sensíveis?"
DICA:
DESODORANTES EM CREME E ROLL-ON DA LINHA NATURA TODODIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário