quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

VOCÊ USARIA HENÊ?? E POR QUE NÃO!!!

O QUE É HENÊ?  
Henê é uma química de transformação que alisa e tinge gradualmente os cabelos de preto. Ou seja, semana a semana conforme vai aplicando,vai alisando e ao mesmo tempo, tingindo também.

O principal componente do henê é o Pirogalol, encontrado nas embalagens do produto também sob a nomenclatura Ácido Pirogálico, ou ainda, Tannic Acid. 
Também é composto de sais metálicos (geralmente de cobre e ferro) e aditivos de tratamento para os fios, como queratina, colágeno, aloe vera, entre outros. 
Até o momento, não existem registros de que tenham sido encontrados vestígios de chumbo nos henês comercializados.
Para tranquilizar mais ainda, Henê é um produto liberado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Um produto para receber a certificação deste órgão tem que passar por inúmeros testes de laboratório e leva-se até anos para chegar ao mercado e ser vendido ao consumidor final. Muitas químicas populares que são  usadas aí nos salões, não possui este registro, por poder configurar risco à saúde do consumidor. O que se vê é muito disse me disse, porém, informação de fato, as pessoas não tem. Mas é só procurar com seriedade que acham.
O maior inconveniente além de ter somente na cor preta, é que ele é INCOMPATÍVEL com a maioria das outras químicas, portanto, aplicá-lo e depois aplicar outra química o efeito será um desastre.

Observe as fotos abaixo:

Essa é a minha irmã Bina (Sabrina)


E essa é a minha irmã Lala (Angela)

Elas usam HENÊ a um bom tempo
e ADORAM!

VAMOS AO PASSO A PASSO:

TESTE DE MECHA - Quem tem ou teve química no cabelo, é imprescindível que se faça o teste de mecha pra ver se o cabelo está resistente e o teste do toque pra saber se não tem alergia a algum composto do produto . Não sou eu quem vai te responder se você pode ou não aplicar henê. É você que através do teste de mecha e de toque, vai analisar se o seu cabelo está apto e se seu organismo está bem... e se após o teste de mecha seu cabelo não ficar elástico, e nem arrebentar com facilidade, e no teste de toque for tudo ok, você tem que ser bem honesta nestas avaliações, ai sim tudo bem em usar o henê. Mas se o cabelo arrebentar, ou ficar elástico...faça Reconstruções com Queratina, de preferência da Bio Extratus, durante 01 mês, 01 X por semana...depois faça um novo teste (sempre pegando pequenas mechas da parte de baixo do cabelo e em regiões diferentes da cabeça para ter um diagnóstico mais confiável). E se no teste de toque der alergia não use o produto por favor, seja responsável com você mesma

MODO DE APLICAR - Divida seu cabelo em 04 partes e prenda cada parte com uma piranha. Pegue uma das parte e vá soltando mechas pequenas e aplicando henê com pincel. Prender o cabelo no final de tudo é opcional. O liso só vai chegar depois de muitas aplicações (isso demora meses), o mais recomendado é aplicar 2 X por semana com um intervalo de 3 dias de uma aplicação para outra e você vai sentir seu cabelo alisando aos poucos. Depois que estiver liso, faça a manutenção somente na raiz, se for lisa, a cada 15 dias, se for cacheada, crespa 1 X por semana. Normalmente o tempo de ação varia entre 1 a 2 horas, mas este tipo de informação vem descrito na embalagem.

HENÊS SÃO COMPATÍVEIS ENTRE SI - Sobre a marca, pode ser qualquer uma... depois você vai experimentando (todos os tipos de henês são compatíveis) e você mesma vai saber qual é o melhor para o seu cabelo! Procure usar as versões extras fortes que são as que alisam mais rápido.

O QUE FAZER COM SOBRA DE HENÊ - Passe o henê o suficiente para cobrir o cabelo...se sobrar você deve guarda-lo em local seco e fechado...*pode fazer escova e chapinha SIM até atingir a meta de não precisar mais.

RESULTADO - Para obter o resultado desejado depende de muita coisa, tipo do henê, tipo de cabelo, frequência, etc.Você saberá a hora de passar o henê nele,  em todo o comprimento... e depois de liso, fazer a manutenção somente na raiz. 

QUANTIDADE DE APLICAÇÕES - Se o seu cabelo é fino e tem a raiz lisa, depois de umas 10 aplicações 2 X por semana com um intervalo de 3 dias entre as aplicações já alisa total. Na verdade, não é que alisa, mas sim, você perde as ondas...o aspecto de liso, lisinho, virá bem depois. Porém, evite de levar pras PONTAS, pra não ficar com aspecto de espichado. Se é crespo e/ou grosso aí vai de 20 a 30 aplicações, pra mais...sim...cabelos bonitos exigem muita persistência!
Normalmente os fabricantes dizem que o cabelo atingirá o liso entre 06 a 08 semanas...pelas minhas experiências, dificilmente isso acontece, a não ser que seu cabelo já seja quase liso..caso contrário demora mesmo e você deve continuar aplicando até o liso chegar...mas se quiser tirar a dúvida, você pode e deve ligar no SAC da empresa para maiores informações. 


MARCAS
Em gel: Você pode optar pelas marcas: Henêlisa, Pelúcia, Absoluto ou Rená, nas versões fortes ou extra fortes.
Em pó (são mais fortes): Zilda, Divina Dama, Maru, Erva da Amazônia, Indiano da Kerafios...tomar cuidado pois estes são mais indicados pra cabelos extremamente difíceis de alisar...se quiser use uma versão em pó, somente a cada 3/4 aplicações, pois seu uso contínuo pode causar quebra.


RETOQUE - Com a cor dos cabelos não se preocupe, porque durante as aplicações progressivamente ele tinge também e + ou - a cada 15 dias você aplica o henê só na raiz para fazer a manutenção. Essa manutenção de  aplicar henê somente na raiz (parte crescida), deverá ser realizada somente após você atingir seu liso desejado, antes disso você deve aplicar em todo o cabelo, sempre tomando cuidado com as pontas.   Além disso, se você tiver muitos fios brancos, também pode usar tintura a base d'água (Bigen ou Natucor)...sendo que numa semana você aplica henê, e na outra a tintura.

CORES DE HENÊ - Existem henês de todos os tons até o incolor, porém o que alisa mais rápido é o PRETO, e estas outras versões de outras cores, com o tempo o cabelo acaba ficando preto mesmo, por que o ativo alisante é da cor preta e o efeito é cumulativo.

CHEIRO - Na minha opinião o Henê Erva da Amazônia em pó da Aroma do Campo é o que deixa menos cheiro, aliás, não deixa nada de cheiro. Mas cada cabelo, uma sentença, o que é bom pra mim, pode não ser pra você, o negócio é ir experimentando até achar seu "Henê Cara Metade". Ah! O Pelúcia em gel FORTE (embalagem preta e laranja) também tem um perfume suave.

RAIZ - Raiz difícil de alisar,é melhor optar pelas versões em pó (tem algumas marcas citadas acima), procure aplicar com pincel, dividindo o  cabelo em pequenas mechas para que o produto seja bem absorvido. Depois de umas 20 aplicações, se a raiz ainda estiver resistente, faça uma Progressiva a base de formol, pois além de ser a única química compatível, já foi constatado que ajuda no alisamento da raiz.

TINTURAS COMPATÍVEIS COM HENÊ - Como vocês devem saber, nenhuma cor clareia o preto, mas para quem tem bastante fios brancos ou raiz clara o mais recomendado é usar tinturas a base d'água como Bigen ou Natucor. Mas nunca junto com henê. Você deve aplicar numa semana henê, e na outra a tintura.

ALERTA - Você tem que saber que henê é um caminho sem volta, só sai com tesoura,  é compatível com pouquíssimas  químicas, e com nenhuma tintura que possua amônia. Tem que ter muita paciência e persistência para alcançar o liso desejado, mantê-los bonitos e saudáveis com muiiiiiiiita hidratação, nutrição, reconstrução e finalmente gostar de cabelo preto.


HENÊ PARTE 1


 HENÊ PARTE 2


CONCLUSÃO



CONSIDERAÇÕES FINAIS


Cada pessoa tem sua química preferida, eu encontrei a minha que é pintar os cabelos de LOURO, já as minhas irmãs citadas a cima gostam de usar o HENÊ
Ah! isto não quer dizer que eu não possa um dia também usar Henê, ok!
Procure sempre analisar qual é a melhor mudança para os seus cabelos.
E SEJA FELIZ!!!!
Isso é o que realmente importa.


As três irmãs: Sabrina, Angela e Andréa (eu).


Veja também:

12 comentários:

sabrina disse...

Não só usaria,como sou usuaria deste produto a um ano.Já tinha usado antes mais por descuido meu parei de usar,agora voltei.É um produto que levanta qualquer alta estima se estiver em baixo,por causa do cabelo,meus cabelos não eram ruim,só que tinha muito volume e não pegava escova quando eu escovava,sempre andava com meus cabelos preso,me sentia velha,agora não,só fico preso com eles dentro de casa por causa do calor,mais quando vou sair fasso sucesso com eles solto,as pessoas elogiam,muitos chegam pergunta se são naturais,outras até sabem que é henê e muitas criticam,pois não estou nem ai.Henê eu uso hojé,amanham e sempre.Que qui ah,eu to pagandooooooooooooooo!!!bjus.Sabrina(bina)irmã de Andréa Ribeiro.

Blog Andréa Ribeiro disse...

Valeu mana!

Só faltou me Seguir aqui no blog,rs,rs,rs,rs...

Volte sempre

Beijokas no s2

Unknown disse...

Grupo e-Luluzinha

Em nossa loja você é bem-vindo, queremos proporcionar a você cliente, a oportunidade e o conforto de comprar e informar-se sobre os melhores produtos presentes no mercado, sem sair de casa. Henês - coloração - defrizzante - óleos.
http://eluluzinha.tk

Blog Andréa Ribeiro disse...

Olá Grupo e-Luluzinha!

Gostaria de convida-las a me Seguir aqui no blog, ok!
Voltem sempre!
Bjs.

Andréa disse...

Oi Andréa, td bem!! Achei sua explicação sobre henê a melhor até agora, olhe q pesquisei muiito, e ainda com fts das suas manas, nota 10, vou comentar em meu orkut sobre vc xará!!! bjsss mil

Andréa disse...

Oi Andréa, seu comentário sobre henê foi o mais completo q achei até agora, e ainda com fts das manas, vou comentar em meu orkut, bjss xará!!!

Blog Andréa Ribeiro disse...

Oi xará!

Muito obrigada pela sua visita e pelo seu comentário aqui no blog, volte sempre e convido-a a seguir o blog, ok!

Bjs no s2 xará!

Amanda da Silva disse...

Olá,bom usei o henê durante alguns anos o resultado foi bom,mas havia enjoado sei lá coisas de mulher.Mas acabei usando outros métodos,mais não gostei pois meu cabelo ficou muito quebrado e passou a cair muito,portanto definitivamente após ler seu blog e os comentários vou retornar com coragem para o bom e velho HENÊ.

Anônimo disse...

Olá,
Amei seu Blog, tirou todas as minhas dúvidas, bom algumas.
Uso hené a mais de 6 anos, tem momentos que meu cabelo fica lindo, outros ele fica espichados, à meses uso apenas na raiz e não está tendo muito resultado, ele quebra um pouco e cai. Faço hidratação, mas gostaria de saber qual seria o melhor para eu usar, uso o da embelleze hená jaborandi, ele é fraco, quero troca-lo e tenho medo da progressiva, qual vc me indica para a raiz, e qual o melhor hidratante? sei que vc postou alguns dos hené, mas não conheço nenhum deles a não ser o que já citei, por isso quero uma ajuda sua, ele tem muito frizz. Obrigada.
Att, Valéria.

Unknown disse...

Ola Andrea me chamo Antonia,
eu usava henê a + ou - um ano.meu cabelo estava muito bonito, então parei já fazem 6 meses, estou sentindo falta daquele cabelo macio e pretinho mas,
estava dando muito trabalho, eu tinha umas ondas por baixo do cabelo que não saia com nenhum henê gel e dando uma lida nos seus comentários
acho que vou voltar a usar mas, agora vou usar em pó.Obrigada!Abrs!

Unknown disse...

Adorei o seu blog. Uso tioglicolato, mas meu cabelo fragilizou a tal ponto de eu desistir de usar química. Mas como eles são étnicos, quase pirei. Me falaram do henê e eu não levei muita fé, mas ao ver o quanto o cabelo da minha prima cresceu e alisou, fiquei tentada. A minha única resistência é ao tom negro. Mas vamos combinar, é melhor um cabelo tratado do que essa esponja que está o meu. Foi ótimo saber que pode fazer progressiva também!!!!!! Como ele não está duro, mas danificado. Qual seria o melhor tipo de hene para eu usar.
PS: Estou fazendo tratamento reconstrutor, mas não quero mais saber dessas químicas a base de amônia, tiogliocolato, etc. Que com o tempo destroem o nosso cabelo
Um beijo!

Unknown disse...

usei o hene depois de 4 meses alcancei o liso perfeito, mais ai começou a quebra... e uma maratona coloquei tudo que se pode imaginar, oleos vegetais, Cronograma capilar, cauterização e sempre a mesma quebra ficou uns dois meses assim. até que vi um vídeo de Erica Nash onde ela fez um teste e colocou vinagre de maçã no shampoo. pronto acabou a quebra. agora toda vez que lavo os cabelos uso o vinagre de maçã no condicionador e no shampoo meus cabelos estão lindoooooss! tava quase desistindo do hene repasse essa informação ela é valiosissima beijos