quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

PROTEÇÃO SOLAR.....UM BEM NECESSÁRIO!


O assunto é muito sério: proteção solar. É preciso, antes de dar dicas, reforçar a importância da qualidade e da segurança na hora de escolher um protetor solar. É ele quem vai proteger a pele não só do envelhecimento precoce, mas dos danos altamente nocivos do sol, como por exemplo o câncer de pele. Nesta hora, falando-se de cosméticos, existe uma armadilha, já que muitas pessoas escolhem seu protetor solar seduzidas por lindas embalagens ou fragrâncias encantadoras. E que risco enorme estão correndo!


1) DISMISTIFIQUE OS NOMES
FPS (Fator de Proteção Solar): é uma medida que indica o tempo que a pessoa pode se expor à luz solar sem se queimar, usando o filtro solar. Por exemplo, uma pessoa que se queimaria depois de 10 minutos no sol, se protegida com um filtro solar de FPS 15 (15 vezes mais proteção), pode ficar exposta sem se queimar por 2 horas e meia. Veja a conta: 10 min x FPS 15 = 150 minutos (2 horas e meia)
Quanto mais alto o valor do FPS, maior a proteção que o filtro solar oferece contra raios UVB e UVA.
UVB:
radiação ultravioleta que causa a queimadura solar
UVA:
radiação ultravioleta associada aos danos de longo prazo na pele, principalmente o envelhecimento precoce e melanomas (cancêr de pele).

 

2) O QUE O PROTETOR SOLAR PRECISA TER
Alta concentração de ambos os raios UVB e UVA e FPS 15 no mínimo é o que mais importa. Antigamente, os protetores só protegiam dos raios UVB. Hoje, os protetores solares convencionais geralmente informam no rótulo “proteção contra os raios UVA”, mas mesmo assim, não bloqueiam o UVA tão efetivamente quanto o UVB. Mesmo produtos com FPS acima de 30 podem apresentar baixos níveis de proteção contra UVA. E é aí onde mora a grande “pegadinha” do mercado de filtros solares.
É por isso que no rótulo da linha Fotoequilíbrio e Fotoequilíbrio Ultra, está destacado: FPS proteção UVB e 90% de UVA. Adicionalmente, a fórmula é fotoestável, que mantém o mesmo grau de proteção durante a exposição ao sol. Na linha Ultra, ainda temos o diferencial de poder oferecer proteção solar aliada ao tratamento anti-sinais, graças a presença do Complexo Antioxidante Natura, que neutraliza os radicais livres e de Elastinol+R, uma das bases usadas nos produtos Chronos, que juntos, oferecem prevenção ao fotoevelhecimento.
 

3) COMO USAR
Aplicação: a melhor proteção é alcançada com a aplicação 15-30 antes da exposição, seguida por uma reaplicação 15-30 minutos depois que a exposição ao sol começar. Depois disso, o protetor deve ser reaplicado de duas em duas horas, para que mantenha sua efetividade.
Quantidade: o suficiente de forma a cobrir todas as áreas a serem protegidas.
Atividades: reaplicar quando suar em excesso, nadar entre outras atividades que levam a perda do filtro sobre a pele.
Proteção: as pessoas têm que usar, no mínimo, FPS 15, inclusive quem tem pele mais morena. Esta é uma defesa unânime entre dermatologistas. A regra é clara: quanto mais clara for a pele, mais alto deve ser o FPS. Não esquecer dos protetores labiais!!!
 
pós-sol: hidratar a pele é fundamental, para restaurar a umidade perdida, evitando assim o seu ressecamento.

  
Guarde bem essas recomendações:
  • Respeite os horários de menor pico de intensidade da radiação UV e só fique sob o sol antes das 10h e depois das 15h (adapte ao horário de verão).
  • A água da piscina não protege o corpo, que está mergulhado, da radiação solar.
  • Tenha cuidado especial com as crianças, que adoram passar horas dentro da água sem se preocupar com o sol batendo direto no rosto.
  • Aplique camadas generosas de protetor no rosto e no corpo dos pequenos e reaplique sempre que necessário.
  • Os produtos de proteção solar possuem resistência à água, mas preste atenção às recomendações de uso e tempo de reaplicação.
  • Procure proteger-se com boné, chapéu, camiseta ou fique embaixo de um guarda-sol para minimizar a exposição.
  • Use proteção solar também em dias nublados. A radiação do sol atravessa as nuvens e não é visível, o que pode causar danos à pele.
  • Se o uso da piscina for público e proibir o uso de protetor solar, siga estritamente o horário ideal para exposição e não a prolongue demasiadamente.

Minha Dica é:
Existe no mercado comercial várias marcas de protetores solar
Mas, como Consultora Natura há quase 11 anos, eu indico a linha de Proteção Solar
NATURA FOTOEQUILIBRIO
que eu uso e é da minha alta confiança
Vamos Conhecer melhor:


http://scn.natura.net/CN/_arquivosestaticos/ciclon/produtos/linhas/200915/headers_fotoequilibrio_200915.jpg

Natura Fotoequilíbrio é uma linha completa de proteção solar, desenvolvida para que as pessoas aproveitem o melhor do sol de forma segura e saudável durante o ano todo.A linha possui fórmulas fotoestáveis, mantendo o mesmo grau de proteção durante o tempo de exposição ao sol. Além disso, possuem alta proteção UVA (90%) e UVB e o exclusivo Complexo Antioxidante Natura (CAO), que combate os radicais livres e previne o fotoenvelhecimento da pele.


Conheça os produtos Natura Fotoequilíbrio e os benefícios oferecidos em cada um:




  • A Emulsão Autobronzeadora Hidratante oferece um bronzeado natural e uniforme, mesmo sem exposição solar.
  • Além disso, possui uma formulação leve e não oleosa.
  • É fácil de espalhar, seca rapidamente e oferece hidratação prolongada (8 horas).
  • A Emulsão Autobronzeadora Hidratante pode ser aplicada no rosto e no corpo, por todos os tipos de pele.

Modo de usar:À noite, com a pele seca, aplique homogeneamente a Emulsão Autobronzeadora Hidratante no rosto e no corpo, substituindo seu hidratante de uso habitual. Espere secar por 15 minutos antes de se vestir. Lave muito bem as mãos e unhas após a aplicação do produto, para evitar a coloração das mesmas. Evite lavar a pele nas primeiras 4 horas após a aplicação do produto.
Atenção: aplique uma camada mais leve no rosto e em regiões como tornozelos, cotovelos, joelhos e dobras, pois podem ficar mais escuras que o restante do corpo.
GALERA, APROVEITEM BEM O VERÃO, SEMPRE CUIDANDO DA SAÚDE
POR QUE... SAÚDE É O QUE INTERESSA, E O RESTO NÃO TEM PRESSA!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa tarde,

Muito bacana a postagem sobre os cuidados que devemos ter com o Sol, pois realmente com a radiação atual, a superexposição torna-se um perigo crescente.

Tenho apenas uma observação a fazer: que eu saiba, deve-se evitar o sol depois das 10 hs da manhã, até às 16 hs (e não 15, como foi divulgado), ainda mais que, com o horário de Verão, 15 horas seria na verdade 14 horas. Ou seja, adaptando ao horário de Verão: evita-se estar no Sol após às 11hs (que na verdade são 10 hs) até às 17 horas (que na verdade são 16 horas). Após este horário, está liberado! :)

No mais, agradeço muito pelas dicas!

Abraços,

Ariadne