Devemos lembrar que a ingestão regular de líquidos e uma dieta balanceada são fundamentais para o bom resultado da técnica.
Massagem Relaxante
A massagem é a terapia do toque. Através do toque ocorre um desbloqueio e uma troca de energias.
As tensões e o cansaço são liberados e aliviados, e consequentemente, o corpo relaxa.
A massagem promove um efeito desintoxicante e terapêutico.
Estudos científicos comprovam que a prática de massagem proporciona diversos benefícios à saúde.
Vivemos uma vida muito estressante, cheia de ansiedades e preocupações.
A massagem é um tratamento 100% natural e age profundamente no nosso corpo.
Aplicada na região das costas, ombros e pescoço, combate o estresse, e promove relaxamento dos músculos, tendões e ligamentos.
Estimula a circulação sanguínea e linfática, atuando direta ou indiretamente nos sistemas imunológico e nervoso, fortalecendo os ossos e produzindo substâncias benéficas ao organismo.
Ao ser tocada, a pele promove liberação e ativação de várias substâncias e aumenta a produção de anticorpos. O tecido recebe mais nutrientes e libera resíduos e toxinas eliminando a retenção de líquidos, além de promover uma sensação de bem estar.
MASSAGEM TRADICIONAL CHINESA
Combinando técnicas de massagem especificas com os pontos de acupuntura localizado ao longo da coluna vertebral, a massagem terapeutica chinesa tem como função principal reestabelecer o bom funcionamento dos orgãos e víceras a partir de estimulos sobre pontos especificos. Estes pontos se encontram paralelos a coluna vertebral, onde iniciam-se as ramificações nervosas. O estimulo provocado sobre os pontos e nas ramificações nervosas, acaba por gerar um processo de desintoxicação dos orgãos e víceras do corpo humano proporcionando a saúde do corpo, mente e espirito, sendo que em alguns casos fazendo regredir processos patologicos.
A metodologia a ser aplicada na massagem tradicional chinesa é uma combinação de digito pressão(estimulo dos pontos), deslizamentos, alongamentos, pressões e relaxamento da musculatura. Ao termino de uma sessão demassagem terapeutica chinesa, a pessoa passa a se sentir mais leve, ativa, revitalizada, o nível de strerss baixa e aprodução diária aumenta consideravelmente. Este processo é possivel pois o organismo humano passa a eliminar as toxinas armazenadas que são responssáveis por uma gama de doenças.
TERAPIA COM ARGILA
Os antigos egípcios utilizavam a argila como um dos componentes no embalsamamento das múmias e para a preservação de alimentos de origem animal.
Na América, alguns grupos indígenas tinham por tradição "enterrar" seus doentes, que eram colocados de corpo inteiro, na posição vertical, dentro de um buraco cavado na terra. Apenas a cabeça era deixada para o lado de fora, e o doente permanecia assim, em contato com a terra, durante muitas horas. Esse tipo de tratamento era aplicado aos doentes terminais, à beira da morte.
Argiloterapia é a técnica terapêutica das terapias naturais utilizada desde a existência do ser humano. Hipócrates, Avicena, Averrois, Galeno e outros preconizavam o uso da argila em suas práticas de cura. A Argiloterapia consiste no uso tópico de compressas desilicato minimizado, ou ainda a sua ingestão natural com água, para normalizar uma determinada região do corpo inflamada.
Acredita-se que as suas propriedades homoestáticas são devidas às trocas energéticas, iônicas e radiônicas exercidas pelos elétrons livres, existentes nos minerais de sua composição, tais como: manganês, magnésio, alumínio, ferro, sílica, titânio, cobre, zinco, cálcio, fósforo, potássio, boro, selênio, lítio, níquel, sódio e outros.
É originária da decomposição do solo, por ações físico-químicas do ambiente natural, no decorrer de diversos anos. Ao ser retirada do solo para fins de uso corpóreo, alguns aspectos devem ser considerados: - ser de um local inócuo, não retirar de terrenos úmidos, escolher a argila com a coloração desejada, ater para a retirada da argila de uma profundidade mínima de quatro metros.
Troca de energia com a área afetada: quando aplicada externamente ou quando ingerida, a argila é capaz de absorver a energia perniciosa acumulada na área doente e transmitir sua energia de elevada qualidade vital. Assim, uma compressa fria de argila alivia a região em que foi aplicada e torna-se quente, pois absorve o calor da região doente. Nos casos de tumores malignos, o aquecimento da compressa é intenso. Isso se deve à passagem das energias malsãs do doente para a compressa, que funciona como uma espécie de "mata-borrão" energético, ao mesmo tempo que fornece energia de boa qualidade.
Equilíbrio térmico: o equilíbrio de temperatura ocorre graças ao efeito dissipador de calor produzido pela compressa de argila fria. Esse efeito é bem conhecido na hidroterapia.
Ação vitalizante: esse efeito é mais claro no uso interno da argila, que fornece a sua carga energética ao organismo mesmo quando ingerida em pequena quantidade, como em geral é recomendado. A ação neste caso é do tipo "homeopático", pois torna o organismo mais saudável e dinâmico.
Ação anti-radiativa: a capacidade anti-radiativa da argila foi recentemente descoberta, graças à observação de que objetos contaminados por radiatividade, ao entrarem em contato com a lama, perdem a radiação em pouco tempo.
Embora não seja uma propriedade aceita por todos os cientistas, sabemos que a argila tem a capacidade de absorver energias estranhas ao organismo, como é o caso da radiação proveniente das explosões nucleares que se precipita da atmosfera sobre o planeta.
Uso interno - Existem vários tipos de argilas que são usadas externamente, e cada uma tem pequenas diferenças para uso terapêuticos. Estas argilas podem ser usadas em banhos, máscaras e cataplasmas.
As cataplasmas devem ser usadas no tratamento de edemas, picadas de insetos e distensões musculares. Os banhos são indicados para aliviar a tensão e fadiga muscular, insônia e má circulação. As máscaras são muito usadas em tratamentos estéticos para eliminar toxinas, limpar e tonificar a pele.
argiloterapia, a fitoterapia assim como a acupuntura, a cada dia se tornam mais procuradas, pelo fato de serem, as suas ações, de aspectos naturais, deixando o organismo humano isento dos radicais livres, tão falados na atualidade.
São muitos os benefícios do tratamento com a argila, aplicada em compressas frias ou quentes.
NATUROLOGIA APLICADA
A Naturologia tem sua filosofia baseada na aplicabilidade das práticas naturais no homem, considerando-o em sua globalidade, complexidade e múltiplos aspectos, não atuando em sintomas singulares, mas sim, tratando todo o organismo, tornando-o harmonizado e equilibrado consigo mesmo e com o meio em que vive. Visa auxiliar na melhora da saúde através da percepção do indivíduo como um todo (bio-psico-social).
O Naturólogo é o profissional graduado que possui conhecimento teórico e técnico de práticas naturais como: massoterapia, cromoterapia, reflexologia, aromaterapia, florais de Bach, geoterapia, hidroterapia, fitoterapia, arteterapia, musicoterapia, entre outras práticas. Atua nos sistemas da arte, da educação e da saúde, utilizando a prevenção, materializada nas ações de saúde física e emocional.
O enfoque do trabalho desse profissional está em estimular a reflexão do indivíduo para o entendimento da conexão corpo - mente, fazendo-o compreender e agir de forma que a atenção não esteja tão somente voltada para a doença do corpo físico e sim, que esta, na maioria das vezes, advém do desequilíbrio emocional. Cada indivíduo tem uma ou mais práticas utilizada de forma a melhor atender suas necessidades.
Práticas utilizadas:
Massoterapia – é a manipulação dos tecidos moles do corpo para fins terapêuticos. Ativa e aumenta a circulação corpórea, revitalizar e relaxar sã as funções da massagem. Reequilibrar as funções orgânicas e bioenergéticas do corpo é o seu principal objetivo. Isto ocorre devido os efeitos mecânicos, fisiológicos e emocionais produzidos pelas manobras.
Cromoterapia – é a utilização de cores como terapia no processo terapêutico, aplicado com o auxilio de um bastão cromoterápico e lâminas de cores. Seu mecanismo de ação ocorre pela informação desencadeada pela emissão de fótons em áreas cutâneas que é transmitida através de canais de comunicação a outras partes do corpo. São estes sinais desencadeados pela aplicação da luz que atuam terapeuticamente.
Geoterapia – é a utilização de argilas medicinais no corpo, que através de suas propriedades osmótica e térmica, da piezeletricidade e da ação vitalizante existente nas argilas, auxiliam no reequilíbrio do organismo.
Florais de Bach – são remédios extraídos de flores silvestres da Inglaterra que atuam nos estados mentais e emocionais em desequilíbrio. O mecanismo de ação destes remédios é através da ressonância que estimulam o organismo, ao entrar em contato com o desequilíbrio, a voltar ao seu estado de equilíbrio.
Aromaterapia – nesta prática são utilizados óleos essências, para fins terapêuticos, visando à harmonização das funções vitais, estados emocionais e o equilíbrio energético. Sua ação é através das propriedades químicas dos óleos, da sensação proporcionada pelo aroma e pela alteração da freqüência vibratória do organismo.
Hidroterapia – é a aplicação da água em forma de compressas, banhos, entre outros. Sendo que sua ação é através dos minerais que ela possui e das propriedades térmicas, mecânicas e reflexas.Fitoterapia – utiliza-se dos princípios ativos das plantas medicinais como forma terapêutica. Seu método de uso é: através da ingesta (chás, cápsulas, tinturas), ou externamente com compressas, banhos e massagens.
Reflexoterapia - nos pés e nas mãos existem plexos nervosos que estão interconectados diretamente a órgão e vísceras. A aplicação correta de estímulos nestes plexos gera uma informação nestes locais restabelecendo o funcionamento ideal do organismo.
Musicoterapia – utilização das propriedades musicais e do próprio silêncio como forma terapêutica.
Arteterapia – é uma forma de manifestação artística, onde não se visa à beleza estética do trabalho realizado pelo interagente e sim a manifestação criativa e inconsciente de seus conteúdos internos facilitando no seu processo terapêutico.
(ver também Os benefícios da argila para pele)